MONOCICLO

O PATITOShow  é muito equilibrado e como! Tanto nas alturas das pernas de pau como no monociclo os artistas do PATITOShow sabem muito bem levar alegria e impressionar o mais incrédulo.
Damos um destaque especial e marcante sempre que nos aparecemos já que homens de mais de 2,50 metro de altura ou loucos palhaços em monociclo girafa é uma lembrança difícil de ser esquecida.

MONOCICLO é um meio de transporte utilizado principalmente para apresentações artísticas que envolvem o equilibrismo.
Como o nome diz o monociclo caracteriza-se por ter apenas uma roda. O condutor fica sentado num banco apoiado num garfo e com os pés nos pedais. Existem diversos tipos de monociclo assim como formas de andar.
É comum a história que os primeiros monociclos construídos vem dos antigos modelos de bicicletas, que tinham a roda dianteira muito maior que a traseira. Era comum empinar a bicicleta só com a roda dianteira, bastando retirar apenas a pequena roda traseira para o surgimento dos primeiros monociclos.
O monociclo é muito utilizado nos Estados Unidos, Europa e Japão por ser, além de um excelente divertimento, uma das melhores formas de desenvolvimento do equilíbrio, coordenação motora, reflexo, ganho aeróbico e anaeróbico, concentração, persistência, autoconfiança, e uma maravilhosa maneira de aliviar as tensões do trabalho ou estudo.
O monociclo tem sido utilizado como ferramenta para se percorrer longas distâncias e tem estimulado muitas pessoas a apreciar este desporto inovador.
Existem, por todo o mundo, grupos de praticantes de monociclo. Já se realizam campeonatos e encontros mundiais na Europa, América do Norte, Nova Zelândia e Japão e já se encontra em processo um pedido para aceitação como um novo desporto olímpico.
Um belo exemplo de dedicação a este tipo de desporto é o de Lars Clausen, um pastor americano que rodou os Estados Unidos em monociclo levantando fundos para a sua Igreja. Outro exemplo é o de Hanspeter Beck, um australiano que rodou a Nova Zelândia durante 52 dias.
Uma das variedades de monociclo são os girafas; se caracterizam porque tem maior altura que um monociclo corrente: 1,50 m, 2 m ou mais.
MODALIDADES
"Free Style" (estilo livre), no que o monociclista demonstra suas habilidades, por exemplo, pedalando com um só pé, saltando ou descendo escadas, dando giros de 180° e 360°, recolhendo coisas do chão, andando de ré, etc.
"Offroad" (fora da estrada), no que o monociclo esta preparado para todo tipo de terreno. O modelo para este estilo está dotado de uns pneus mais fortes, cobertas com tacos e mais largas, um garfo reforçado e inclusive as vezes com um freio debaixo do selim no seu extremo dilanteiro.
"MUNI (Mountain UNIcycle) Pela sua sigla em inglês" , que inclui descidas vertiginosas, rotas por caminhos, equilíbrios entre rochas... e inclusive saltos espetaculares. A preparação em estes casos debe ser maior e se debe ir bem equipado com protetores e capacete. A esta variação se a denomina também Muni
"Acrobatic" , O qual se refere a qualquer truque no que se precise certo tipo de habilidade acrobática ou ginastica. Foi dado a conhecer em diversos vídeos.
"Flat" É no qual o monociclista debe estar em constante equilíbrio para realizar truques que incluam o uso das bielas para por os pés. Um exemplo deles são o Rolling Wrap, Back Roll , Flips, etc. Os melhores em esta disciplina são os Franceses. O Flat provavelmente seja o estilo mais difícil.
DEPORTES E JOGOS COM MONOCICLO
hóquei
Basquetebol
trial
monociclo artístico
formação

COMPETIÇÃO
A cada dois anos se festeja o “Unicon” Ai tem competições de varias disciplinas, por exemplo:
50m, 100m, 400m, 800m, médio Maratona, Maratona
semi perna
Obstaculos
Coasting/Gliding
salto de altura/longitude
slow forward/backward

TRUQUES
Una perna Um pé fica no ar
wal the wheel andando com os pés no pneu, também conhecido como SLOWLY
seat-out sem sentar no selim tendo este diante ou frente ao corpo
saltar Agarrar o selim com uma ou duas mãos, e ficar em pé nos pedais, saltando com o corpo
stand-up andar de pé no garfo, com o selim entre as pernas, impulsando a roda com a ponta do pé.
gliding Saltar sobre uma barra , enquanto um pedal se desliza por ela
Rolling Wrap, Uma patada no pneu para volver ate a posição original com a outra perna.